quarta-feira, maio 02, 2007


LATIM O BOBO NÃO ENTENDE

Tenho visto muita heresia nesta minha curta vida longa. Tenho visto o “machão” à moda antiga sumir, tenho visto o gay sair do armário, tenho visto marido cozinhando e mulher colocando azulejo...

Mas não deixo de ver, e continuo a me indignar, com a postura recorrente da igreja Católica, assim como não paro de me assustar com a cegueira dos beatos: a Santa Sé ACABA DE PUBLICAR a exortação apostólica do Papa, intitulada Sacramento do amor através da qual sugere que as grandes missas sejam rezadas em latim; critica os carismáticos sugerindo rigidez no trato com o “sagrado”; pede maior utilização do canto gregoriano, e quanto aos comportamentos dos súditos, a “ralé-eza”, nomina o segundo casamento como “chaga social” (imagine como ele se refere ao terceiro, ao quarto e ao quinto então...); confronta a eutanásia, o aborto e os gays.

E aí, dá para você caríssimo? Quer dizer, cabôco tem que sofrer mesmo. Sofrer nas garras do maldito cônjuge, parir filho de estuprador,sofrer de lepra até a morte do último cotôco...

Meu Deus supremo, onipresente, piedoso, misericordioso, sagrado, Vós que nunca imaginardes que teu súdito fosse pagar dízimo(não é periódico, é eterno) que nunca suspeites que um dia fosse ver anel de ouro nos dedos santos de teus representantes, que não sabia que tinha tantos pedófilos no mundo, perdoe -nos e não nos deixe cair em tentação e não nos castigue deixando vir mais tsunamis na terra.

O negócio tá sério e ninguém diz nada. Eu tenho certeza que as pessoas precisam crer em um Deus supremo – eu, em particular, idolatro esta força cósmica que a tudo criou e a tudo mantém, e eu sei que mantém com amor de pai. Porém, contudo, todavia, sabemos que antes, não muito antes, a igreja exigia uma longa lista de milagres para canonizar alguém - e haja botar gente pra apresentar milagres! Agora, não precisa mais provar milagres. Gente, será que antes se exigia mais milagres no afã dos súditos seguirem o comportamento bondoso do santo?

Legal, mas, penso que perceberam que o stress não deixa mais ninguém ser tão bondoso, então deixaram pra lá este negócio de milagres. Querem tornar Santa a querida freira Lindalva que foi assassinada com 44 facadas!!! Tudo bem, quem é que vai explicar lá no céu para milhares de mulheres assassinadas por maridos ruins, que ela foi morta e não pôde se separar porque a igreja não aceitou? Jesus, quem vai explicar para os rapazes que se suicidaram após serem estuprados por padres, que ser gay não é ser gay se usar batina? Que pode ser pedófilo, mas sem escândalo e ficando um tempinho no retiro espiritual.

God, e agora, que a pobre criatura, não aprendeu latim e vai ter que fechar o olho e cantar sem saber a quem está xingando. Deus, senhor pai traga “fumus boni júris” - traduzi do latim pra não humilhar: ”fumaça do bom direito”.

Gente boa, se olhar uma fogueira por aí: me avisa pra eu correr, pois nem canhota eu sou!

Um comentário:

  1. Que alegria encontrar o seu espaço virtual, recheado de coisas boas de se ler. Gostei de tudo, mas confesso que gosto do humor com o qual a senhora escreve sobre assuntos carregados como política e religião. E dos sobre psicologia, nos quais a senhora nos guia pelos mistérios da mente, e elucida um pouco da escuridão que existe por lá. Continue nesse caminho, porque é um danado de bom.

    Um forte abraço,

    Henry

    ResponderExcluir