sexta-feira, março 23, 2007

CASA DE CACHORRO DOIDO


Quando exercemos o irrestrito direito à informação cidadã, assistindo à TV câmara, somos invariavelmente assaltados pela sensação de que “aquela nossa casa” é uma casa de cachorro doido”,. Pois nos defrontamos com paletós indo e vindo frente às câmaras, enquanto um corajoso discursa, fingindo que seus pares estão sentados lhe dando atenção e ouvindo atentos, ou então, sublima a incordialidade, lembrando que lá em seu estado, tem uma base aliada que lhe assiste.

A Primeira sensação que se nos apossa frente ao fato, é a de indignação. Contudo, em se falando de Política é preciso ligar as “oiça”, ficar de antena ligada, e buscar uma reflexão menos sofrível, não mais aprazível, mas, com certeza, mais sensata e relativamente mais realista.
Na verdade, quando um projeto entra em votação, ele já passou por comissões, já tem parecer contrário ou favorável de um relator e já foi objeto de discussão entre as bancadas e dentro das inúmeras correntes existente naquela casa.

Ocorre que no curso das discussões em plenário, outras discussões paralelas surgem, até porque, aqueles que prometeram apoio, em alguns casos, retiram este apoio, por um ou outro motivo, e como é comum na cabeça de um político, ele lá embaixo, já está é pensando no projeto seguinte, que vai aprovar com o apoio daquele que ora obteve o seu apoio.

Você está achando que assim não dá certo, que é um troca - troca, que nada é sério? Bom, eu tenho assistido, um pouco entediada, muitos jornalistas criticarem os políticos, tenho assistido os pseudo-intelectuais fazerem a mesma coisa, tenho visto gente comum descontar toda a raiva da inflação no couro do político. Deus sabe que eles merecem. Porém, Deus sabe também que eles não estão lá por obra do Divino Espírito Santo. Alguém votou (muitos alguéns) e mais alguéns ainda os extorquiram muito, antes de votar.

Pois não faz parte da cultura humana trocar favores? Não somos nós herdeiros do escambo?As mães não fazem o troca - troca de caronas, uma leva o filho da outra para escola e a outra trás, para economizar, embora seja mais recomendável acompanhar seu rebento e se fazer presente, um servidor não pede para o outro bater seu ponto, porque deu uma saidinha rápida, sem lembrar de avisar o setor pessoal de descontar as horas não trabalhadas, o Juiz ,que não mora na comarca, volta para o aconchego do lar normalmente as quintas-feiras, enquanto o povo trabalha até sábado meio dia, o eletricista que troca a fiação de sua casa, as vezes não esquece de devolver as sobras do fio e da fita isolante, os árbitros não vendem resultados de partidas de futebol, os jogadores brasileiros não ganham fortunas fazendo propaganda para multinacionais, enquanto os atletas brasileiros não conseguem patrocínio,os âncoras de TV, quando anunciam os salários de qualquer político, sempre não esquecem de dizer quanto vai para o leão e para o partido o qual o parlamentar pertence, esquecendo de mencionar o líquido, e não é verdade que não se questiona os salários milionários que uma elite da imprensa fatura somente para comandar jornais de meia hora de duração, enquanto a maioria ganha menos de dois mil reais?

Será que o Presidente da câmara não negociou com bancadas consideradas de direita, para poder se eleger,será que é de bom tom um partido comandar dois ,dos três poderes soberanos e “autônomos” de um pais? A verdade, caros senhores, é que indignar-se é preciso. Todavia, urge refletir, sem, contudo, se deixar manipular como massa moldável. Muitos são os interessados em desviar a nossa indignação do alvo certo. Tornou-se moda a sociedade aceitar discutir assuntos teleguiados, por este ou aquele veículo, conforme o setor à que ele pertença. O que não se pode perder de vista é que, nós os falíveis humanos estamos mais para vilão, que para vítima. Ser decente exige uma boa dose de dedicação e sacrifícios, que sinceramente a maioria de nós não está disposta a fazer. É muito mais fácil acusar que olhar para os lados.

Bom, seguindo a linha de raciocínio que tem sido imposta pela mídia e aceita por quase todos, que todo o mal do mundo é causado pelo político. Cristo, se nós é que elegemos a criatura! Se em época de eleição a feição do eleitor muda. Ele deixa de ser humilde e passa a tratar o candidato com certo desdém, exige deste que lhe implore pelo voto, encarna a sua soberania cidadã com todo o ser rigor. Ou... exige do humilde e dedicado servo candidato, que lhe diminua o fardo pagando alguma despesinha do cotidiano, sem querer ouvir que é contra a lei e que não pode ser ajudado que é crime...; parece caríssimos, que neste caso, o grande culpado pelos políticos serem culpados, é quem lhe dá o chapéu e a bengala, pois não, caros brasileiros? Assim sendo, não somos nós os incompetentes? É MELHOR COMEÇAR A IR PENSANDO: se deixar de existir político, quem poderei culpar? Pensemos rápido... Então tá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário